X Encontro mundial das Famílias

“O Amor na família: vocação e caminho da santidade”

#WMOF22

O QUE SÃO AS CATEQUESES?

As catequeses foram pensadas como um acompanhamento ao evento de junho de 2022, um caminho espiritual a percorrer para chegar ao X Encontro Mundial das Famílias.

Encontro Mundial das Famílias

WMOF é a sigla para Encontro Mundial das Famílias , o Encontro Mundial das Famílias, nascido pela vontade de São João Paulo II em 1994 Naquele ano, de fato, as Nações Unidas haviam declarado o “Ano Internacional da Família”. Também na Igreja, o Papa Wojtyla queria que o Ano da Família fosse celebrado ao mesmo tempo; o I Encontro Mundial das Famílias, foi realizado em Roma nos dias 8 e 9 de outubro de 1994. Foi promovido, como os seguintes encontros, pelo Pontifício Conselho para a Família, em 2016 o órgão do Vaticano foi suprimido e fundido com o Dicastério para o leigos, a família e a vida. Desde 1994, portanto, a cada três anos e em diferentes lugares do mundo, é realizado um Encontro Mundial das Famílias. O esquema seguido sempre foi semelhante, com um Congresso Internacional Teológico-Pastoral no início; e a conclusão, com a presença do Papa, com uma vigília e festa das famílias e com uma grande celebração eucarística final ”. magna tortor duis sit blandit pulvinar enim turpis dui purus augue nec, eget sit sapien aliquam iaculis at erat sit porttitor massa tristique feugiat aliquam pellentesque vulputate tincidunt augue at duis mauris dictum urna amet ut quisque

1.       S. João Paulo II – I Encontro Mundial: 1994 (8-9 outubro) Roma (Itália). No contexto do Ano da Família “Família: coração da civilização do amor”

2.       S. João Paulo II – II Encontro Mundial: 1997 (4-5 outubro) Rio de Janeiro (Brasil). “A família: dom e compromisso, esperança da humanidade”

3.       S. João Paulo II – III Encontro Mundial: 2000 (14-15 outubro) Roma (Itália). No contexto do Grande Jubileu de 2000 “Os filhos, primavera da família e da sociedade”

4.       S. João Paulo II – IV Encontro Mundial: 2003 (25-26 janeiro) Manila (Filipinas). “A Família cristã: uma boa nova para o terceiro milênio” *** S. João Paulo II (ao vivo pela TV)

5.       Bento XVI – Encontro Mundial: 2006 (8-9 julho) Valença (Espanha). “Transmissão da fé na família

6.       Bento XVI – VI Encontro Mundial: 2009 (17-18 janeiro) Cidade do México (México). “A família, formadora dos valores humanos e cristãos” *** Bento XVI (ao vivo pela TV)

7.       Bento XVI – VII Encontro Mundial: 2012 (2-3 junho) Milão (Itália) “A família – Trabalho e Festa”

8.       Papa Francisco – VIII Encontro Mundial: 2015 (26-27 setembro) Filadélfia (USA) “O amor é a nossa missão, a família plenamente viva”

9.       O IX Encontro Mundial ocorreu em Dublin (Irlanda) de 22 a 26 de agosto de 2018 com o tema escolhido pelo Papa, “O Evangelho da Família: alegria para o mundo”, com base na Exortação Apostólica pós-sinodal “Amoris Laetitia” e coordenado pelo novo Dicastério pera os Leigos, a Família e a Vida, presidido pelo Cardeal K. Farrell.

10.     El X Encontro Mundial será realizado em Roma em 2022, com o tema “Amor em família: vocação e caminho da santidade”.

#WMOF22

Clique no botão abaixo para acessar .

PROGRAMA COMPLETO DO EVENTO

X Encontro Mundial de Famílias , anunciado com uma mensagem de vídeo do Papa Francisco, será realizado de forma “multicêntrica e generalizada” e terá características diferentes em comparação com o eventos dos anos anteriores. O evento, já adiado por um ano devido à pandemia Covid-19, não pode, no entanto, ignorar a mudança do contexto global devido à situação da saúde.

Em Roma haverá, portanto, a evento principal , que contará com a presença dos delegados das Conferências Episcopais de todo o mundo, bem como representantes dos movimentos internacionais envolvidos na pastoral familiar. Cada diocese é ao mesmo tempo convidada a organizar eventos semelhantes em suas comunidades locais.

“Nos Encontros anteriores – disse o Papa na mensagem de vídeo – a maioria das famílias ficaram em casa e o Encontro foi percebido como uma realidade distante, no máximo assistida pela televisão, ou desconhecida pela maioria das famílias. Desta vez, terá uma fórmula inédita : será uma oportunidade da Providência para criar um evento mundial capaz de envolver todas as famílias que querem se sentir parte da comunidade eclesial ” .

O Encontro Mundial será, portanto, realizado em duas modalidades paralelas . Roma continuará sendo a sede principal, o Festival das Famílias e o Congresso Teológico-Pastoral se realizarão no salão Paulo VI de quarta a sábado. Já no domingo a Missa será celebrada pelo Papa na Praça de São Pedro.

#WMOF22

Local

Porto Alegre | RS

WhatsApp

51.99962.7758

Doações

via QR CODE

AllEscort